quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hip Hop e Música


Durante evento de encerramento das atividades de 2009, as turmas de beneficiários inscritos nas oficinas de Hip Hop e Música do Programa Einstein na Comunidade, juntamente com as turmas da Educação Cidadã, deram um show no teatro do CEU Paraisópolis.

O Público pôde conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelos educadores Júnior Smith e Cláudio Calunga, que ensinam dança de rua e música para crianças e jovens entre 6 e 21 anos.

Júnior comenta sobre a agilidade que já era possível notar em crianças de pouca idade, desde a execução de passos básicos até de movimentos de efeito, pulos e saltos mortais.

“O Hip Hop é a cultura que nasceu nas ruas. Todos têm o direito de usufruir dessa arte, que agora é conhecida e praticada em todo o mundo.”

Os pequenos músicos levantaram a platéia tocando ritmos como côco, rap e baião, utilizando instrumentos feitos pelas próprias crianças durante as oficinas, com material reaproveitável. A letra do rap foi composta por eles!

Os jovens apresentaram o resultado de seus estudos de composição, melodia, desenvolvimento de repertório e prática em conjunto. Os pequenos se encantaram com a sofisticação dos instrumentos utilizados pelos maiores, como bateria, guitarra, baixo, teclado e canto.

“Agora todos estão se dedicando muito para um dia chegar nos Calangos Urbanos”, comenta o educador. (Calangos Urbanos é o nome do grupo mais avançado das oficinas de música do Programa, formado por adolescentes e jovens). Cláudio Calunga conclui: “Aprender música contribui para o desenvolvimento de habilidades como disciplina, concentração, convivência e sensibilidade”.













Nenhum comentário:

Postar um comentário