segunda-feira, 17 de maio de 2010

Inclusão Digital e a Educação


No segundo semestre de 2009, a Inclusão Digital recebeu a nova colaboradora Suelen Faria Lima. A educadora desenvolveu junto às crianças e jovens temas como ética e cidadania, aplicados às questões relacionadas à Comunidade de Paraisópolis.

Foram discutidos conceitos como direitos e deveres, tendo como apoio pedagógico e fonte de conteúdos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Nas oficinas de Inclusão Digital, além do trabalho de aprendizagem de técnicas de informática, as turmas eram convidadas a se informar e debater sobre seus direitos e deveres, quanto a: respeito, saúde, família, moradia, violência, trabalho infantil, direito de brincar, conselho tutelar, entre outros.

“Numa de nossas discussões, trabalhamos no sentido de desmistificar a idéia propagada pelo senso comum do Conselho Tutelar como instituição punitiva. É importante que as crianças e jovens da comunidade saibam que, diferentemente da polícia, o Conselho tem a função de oferecer auxílio e proteção a vítimas de negligência, violência, maus tratos e falta de escola.”


Suelen Faria Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário